Shop

Shop
Shop

Free Resources

Free Resources
Free Resources

Work With Me

Work With Me
Work With Me

8 benefícios do minimalismo

Simplicity in Vogue - ByAndreaB - 8 benefícios do minimalismo - minimalista, estilo de vida minimalista, simplificar, simplicidade, organização, vida organizada, marie kondo, minimizar, muçulmana, moda modesta, auto conhecimento, o que é minimalismo, o que é ser minimalista, simplificando a vida

Hoje, falo sobre algo que é um dos meus assuntos preferidos: minimalismo. Foi uma das coisas que inspirou o nome do meu blog e que também vem transformando minha vida para melhor. Então, decidi compartilhar com vocês alguns dos benefícios que ganhamos quando começamos a praticar esse estilo de vida.

Há três anos atrás, eu fui introduzida a esse estilo de vida minimalista quando eu estava fazendo pesquisas sobre a estética minimalista para o meu tcc. Rapidamente, me apaixonei pelo conceito, tomando a decisão de praticá-lo, e de possuir menos coisas na minha casa e na minha vida. Mas, o que é minimalismo, realmente? Para mim, essa frase resume isso perfeitamente:

"Minimalismo é a promoção intencional das coisas que mais valorizamos e a remoção de qualquer coisa que nos distraia disso." - Joshua Becker

Quando nós, intecionalmente, removemos tudo que só está fazendo bagunça nas nossas vidas, ganhamos muito mais espaço para tudo que realmente importa. Um espaço desorganizado tem o poder de sugar nossa energia, nos impede de pensar com clareza, e pode até ser uma fonte de ansiedade, frustração e culpa. Isso acontece porque todo esse excesso de coisas ocupa espaço, não só em nossas casas, mas também na nossa mente.

Eu mesma me sinto frustrada todo dia quando olho para os livros que tenho e ainda não li, ou li uma vez e provavelmente não lerei de novo, todos meus materiais de arte que raramente uso, todas as roupas que não uso mais, mas ainda está lá ocupando espaço no meu guarda-roupa, etc. Se doarmos essas coisas que não usamos ou não queremos mais (desde que estejam em boas condições, claro), além de ficarmos com nosso ambiente mais organizado e limpo, faremos outras pessoas felizes e que provavelmente, farão um melhor uso daquelas coisas. Também podemos vender alguns ítens ou simplesmente, jogar fora o que não tem mais serventia.

Então, o que é entendido como desordem no minimalismo?

"Desordem não é só coisas físicas. São velhas ideias, relacionamentos tóxicos e hábitos ruins. Desordem é tudo que não te ajuda a se tornar uma pessoa melhor." - Eleanor Brownn

Até mesmo muita informação pode ser entendida como desordem. Se você já tentou começar um blog ou abrir um negócio, você vai entender direitinho o que eu quero dizer. Normalmente, tentamos absorver todas as informações que pudermos sobre determinado assunto, escutando podcasts, lendo blogs, livros e muito mais. Mas, no final, terminamos nos sentindo paralizados e confusos, sem saber por onde começar. Minimalismo é ótimo para isso também, porque quando simplificamos e focamos apenas em algumas informações que mais tem haver com nossos objetivos, então teremos mais tempo e energia para focar nos nossos empreendimentos e torná-los realidade.

Simplicity in Vogue - ByAndreaB - 8 benefícios do minimalismo - minimalista, estilo de vida minimalista, simplificar, simplicidade, organização, vida organizada, marie kondo, minimizar, muçulmana, moda modesta, auto conhecimento, o que é minimalismo, o que é ser minimalista, simplificando a vida

Quando nos tornamos minimalistas e começamos a simplificar nossas vidas, ganhamos muitos benefícios. Alguns desses benefícios podem variar de pessoa para pessoa, mas listei aqui alguns dos mais importantes para mim:

1. Limpeza e organização se torna mais fácil e rápido

Eu acredito que a maioria de nós não gosta de gastar nosso tempo precioso limpando a casa, mas também não gostamos de mantê-la suja e desorganizada. Ter menos coisas ajuda bastante, pois possuir menos é melhor do que organizar mais.

2. Menos stress:

Como falei antes, excesso de coisas e desorganização pode nos causar stress e dificulta que nos sintamos relaxados. Já parou para pensar porque nos sentimos mais relaxados no quarto de um hotel, por exemplo? É porque além de não estar abarrotado de coisas, é organizado e limpo. Hoje em dia, a maioria das pessoas tratam suas casas como um depósito de armazenamento e não um lugar de moradia. Nossa casa, especialmente nosso quarto, deveria ser o lugar que nos sentimos mais relaxados.  

3. É ótimo para pessoas introspectivas e/ou altamente sensíveis:

Se, assim como eu, você se enquadra nesse perfil de personalidade, também se sentirá bem mais estressada do que outras pessoas num ambiente com muita informação sensorial, desordem visual e/ou com bastante barulho. Então, por causa disso, é extremamente importante para nós ter uma casa organizada e calma como se estivessemos num spa, para que possamos repor nossa energia.

4. Mais tempo

Com uma casa minimalista, gastamos menos tempo limpando; com uma agenda minimalista, priorizamos reuniões, festas e eventos que realmente queremos ir no nosso tempo livre. Isso significa que teremos muito mais tempo para fazer as coisas que realmente queremos, como por exemplo, dormir mais, achar um tempinho para se exercitar todo dia, ler mais livros, se encontrar com suas pessoas favoritas, ou qualquer outra coisa que te faça feliz.

5. Auto-descoberta e liberdade da armadilha da comparação:

Nós vivemos numa ilusão de que nossas vidas deveriam ser perfeitas, tipo foto do Instagram, e gastamos bastante tempo e energia nos comparando aos outros. Isso faz com que a gente se sinta como se estivessemos perdendo algo constantemente, pois não conseguimos acompanhar todas as novidades e notícias ou ir a todos os lugares legais que vemos outras pessoas indo. E aí, nos esquecemos de apreciar as pequenas alegrias que estão bem na nossa frente. As pessoas acabam tentando comprar a felicidade através de coisas, como se precisassem de tudo aquilo para se auto validar.

"A riquesa não está em ter muitos bens. Pelo contrário, a verdadeira riqueza é a da alma." - Profeta Muhammad

Quando dizemos não para as pressões sociais e normas culturais, e vivemos a vida que queremos viver, é quando começamos a ter controle sobre nossa vida. Não ter que se preocupar em agradar os outros ou alcançar todas as expectativas que as pessoas tem de você e até suas próprias expectativas, é quando podemos nos concentrar em nós mesmos, na nossa essência e descobrir quem realmente somos e o que realmente gostamos.

6. Você se torna mais consciente e grato:

Quando escolhemos possuir menos coisas, também estamos escolhendo e aprendendo a estarmos mais satisfeitos com o que temos. Nos tornamos mais conscientes de todas as coisas boas que temos e recebemos todos os dias. Contudo, é importante salientar que estar contente e satisfeito com algo ou alguma situação não significa ficar parado e não se preocupar em crescer e melhorar a nós mesmos e nossas vidas. Apenas significa que sabemos que não precisamos de coisas físicas ou de um determinado grau de "sucesso" na vida para que possamos nos sentir felizes, para nos auto validarmos ou para impressionar e agradar os outros.

7. Economiza mais seu dinheiro:

Nos tornamos mais conscientes em como gastamos nosso dinheiro, não apenas ao procurar ser mais econômica comprando as coisas mais baratas, mas também ao escolher qualidade ao invés de quantidade. Isso significa, por exemplo, que daremos preferência a um vestido um pouco mais caro, mas feito aqui no Brasil de forma ética e apoiando nossos designers locais, do que comprar um vestido mais barato, de uma loja de departamento, onde normalmente foram feitos em péssimas condições de trabalho e em países do terceiro mundo. E ainda temos as opções dos brechós, onde é possível fazer ótimos achados.

Aprendendo a comprar apenas os itens essenciais e aqueles outros que realmente queremos e que serão úteis para nós, nos ajudará a ter mais controle sobre nossas finanças, bem como a investir em coisas mais importantes, como viajar e conhecer o mundo, por exemplo. No final, aprendemos que as experiências são bens muito mais valiosos do que os bens materiais.

8. É mais fácil de se vestir e ficar chic sem esforço:

Sendo uma pessoa ocupada ou não, você vai perceber que um guarda-roupa minimalista torna nossa vida muito mais fácil na hora de se vestir para sair. Você poderá tomar decisões mais rápidas e economizará sua energia mental. Também terá muito mais espaço no seu guarda-roupa e poderá mantê-lo organizado com facilidade. Também economizará dinheiro pois dificilmente fará uma compra por impulso. Fará escolhas melhores e mais adequadas ao seu biotipo e estilo pessoal ao invés de comprar algo apenas por estar na moda. E, por fim, aprenderá a ser mais criativa ao ter que pensar em diversas combinações diferentes com os poucos itens de roupas e acessórios que tem.

 
Ah, só para lembrar, minimalismo não tem que ser igual para todo mundo e não é uma competição para ver quem possui menos coisas. Cada pessoa pode adaptá-lo ao seu estilo de vida, pois o foco é eliminar apenas o que não te faz bem e não te traz nada de positivo ou está, de alguma forma tornando sua vida mais difícil, para que assim você possa ter uma melhor qualidade de vida. 

Agora que compartilhei alguns dos benefícios que se ganha ao se tentar ter uma vida mais minimalista, adoraria ler suas opiniões nos comentários. O que vocês acham do estilo de vida minimalista, e caso já o pratiquem, quais foram os benefícios mais importantes que vocês encontraram? :)

Nos vemos em breve! :)
Andrea

Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest | Youtube | Bloglovin

Publicidade



Se inscreva na nossa newsletter e receba a senha de acesso para acessar nossa página de freebies Free Resources



Nome


No comments