shop my look

shop my look
Shop my look

LOOKBOOK

LOOKBOOK
LOOKBOOK

ethical brands guide (SOON)

ethical brands guide (SOON)
ethical brands guide (SOON)

As melhores formas de lidar com a ansiedade crônica


Oi! Faz um tempão que não escrevo aqui...antes de tudo, um feliz ano novo :) !!! Hoje eu quero falar um pouco de uma das razões do meu sumiço e minhas dicas para lidar com isso. Bom, o título já diz tudo: eu tenho o distúrbio de ansiedade crônica, mas especificamente, ansiedade social. Se sentir ansioso por alguma coisa é absolutamente normal. Mas o distúrbio de ansiedade é totalmente diferente, é muito mais do que um simples estresse. É uma doença mental que causa preocupação excessiva, ataques de pânico, coração acelerado, ansiedade social, problemas de estômago, e muito mais. Eu sempre a tive, mas não sabia que os sintomas estavam relacionados a um único problema: ansiedade.

Eu comecei a ler mais sobre isso há 4 anos atrás quando eu tive meu primeiro ataque de pânico, talvez não tenha sido o primeiro, mas foi quando eu percebi que tinha um problema. Eu estava numa festa de casamento, cheia de pessoas desconhecidas e meio sozinha. De repente, comecei a me sentir sufocada, sem conseguir respirar e corri para fora para que ninguém me visse chorando. Me senti a coisa mais insignificante do mundo naquele momento. Em outra ocasião, dois anos depois, eu tive outro ataque de pânico no conforto da minha casa. Eu tinha acabado de ler no Facebook um comentário cheio de ódio contra muçulmanos (sou muçulmana!!!), de uma pessoa que estava na minha lista de amigos. Minhas mãos começaram a tremer, coração acelerou, comecei a chorar, as mãos começaram a ficar dormentes, depois os braços, pensei seriamente que estava tendo um ataque do coração, mas era apenas ansiedade.

Também há os sintomas menores e diários, como por exemplo, dizer não para convites e/ou oportunidades interessantes, evitar falar em público e apresentar trabalhos do colégio ou faculdade, evitar atender o telefone ou demorar para responder e-mail e mensagens, pensar que está todo mundo olhando para você e muito mais coisas. Mas agora eu quero compartilhar algumas dicas que me ajudam a lidar com isso. Eu não sou uma terapeuta, então se você sofre com um nível grave de ansiedade, procure ajuda profissional. Todas essas dicas eu passei a aplicar na minha rotina diária e realmente me ajudaram bastante a alcançar uma vida com mais qualidade.

1 - Durma mais: Faça o possível para dormir de 7 a 9 horas. Menos do que isso não é benéfico para ninguém, especialmente para quem sofre de ansiedade, porque o cansaço aumenta os pensamentos negativos e você fica mais ansioso.

2 - Coma alimentos mais saudáveis: Evite café, acúcar e álcool, porque eles aumentam o nível de estresse no seu corpo. Mas se você ama chocolate ou café, coma / beba com moderação, tipo uma vez por dia em quantidade bem pequena. E tente comer mais frutas e vegetais.

3 - Beba mais água: Da mesma forma que dormir pouco não é bom, beber pouca água diminui seu nível de energia e aumenta os sintomas de ansiedade.

4 - Se exercite mais: Mente sã, corpo são. Essa frase mostra que um corpo saudável tem uma mente mais positiva. Estudos mostram que a prática regular de exercícios pode aliviar e tratar a ansiedade. É um fato para mim que quando paro de me exercitar, começo a me sentir mais estressada e depressiva. É bom que os exercícios façam parte do seu estilo de vida, tão importante quanto dormir e beber água, por pelo menos 15 minutos por dia. Mas você pode começar com ao menos 3 vezes por semana. E tente encontrar algo que você goste de fazer, como corrida, bicicleta, passear com o cachorro, uma volta no quarteirão, Yoga (ótimo para ansiedade pelo efeito relaxante), dança, etc.

5 - Medite e ore: Meditação é ótimo pois te mantém atento ao momento presente e te faz se sentir em controle do seu corpo, emoções e vida. Oração também é importante, independentemente da sua crença e religião. Estar em contato com o seu Criador e saber que Ele sempre está lá para te escutar, também ajuda muito.

6 - Vá para a natureza ou comece um jardim: Eu sinto um prazer enorme em contato com a natureza, me traz um sentimento de pertencimento, felicidade e tranquilidade. Seja no parque ou na praia, vendo as flores, plantas, escutando o som dos animais, pássaros, patos, sentando num lugar calmo e admirando a água (rio, lago ou mar). É muito relaxante e me faz muito agradecida pela minha vida. Se você não puder ter esse contato frequente com a natureza, comece um pequeno jardim em casa. Eu comprei algumas plantas e todo dia cuido delas.

"A natureza acalma a alma e quando sua alma se sente bem, sua mente também se sentirá." Via @ByAndreaB_ - Clique para twittar

7- Aprenda a dizer não: Não se sobrecarregue com uma agenda lotada, mesmo que seja apenas para sair com os amigos. Você precisa de intervalos e tempo para respirar.

8- Aprenda a dizer sim: Da mesma forma que precisamos aprender a dizer não, também precisamos aprender a dizer sim. Às vezes, podemos nos esconder por trás da nossa ansiedade e acabamos perdendo várias oportunidades interessantes na vida. "Medo é bom para te proteger, mas não deixe ele te impedir de fazer as coisas." Elizabeth Gilbert. Escolha a coragem ao invés do medo.

9 - Se arrume e cuide de você mesma: Separe um tempo para se cuidar todo dia. Curta a hora do banho, hidrate seu corpo, arrume o cabelo, coloque alguma maquiagem, escolha uma roupa confortável, mas que te faça se sentir empoderada e pronta para dominar o mundo e complete com seus acessórios favoritos.

"Cuidar da aparência ajuda a aumentar sua auto estima e consequentemente, reduz sua ansiedade." Via @ByAndreaB_ - Clique para twittar

10 - Deixe o trabalho no trabalho: Não se sobrecarregue com trabalho e não o leve para casa. Isso apenas aumentará seu estresse e ansiedade. Ter uma rotina pode ajudar com que você tenha tempo para cada coisa. Se você trabalha em casa, organize um horário limite e só volte a trabalhar no dia seguinte.

11 - Seja uma pessoa positiva e evite as que são negativas: A ansiedade contribui para que nossa mente tenha pensamentos negativos. Mas temos o poder de mudar isso. É tudo uma questão de "Mindset", ou numa tradução mais aproximada, a sua maneira de ver a vida. Um exemplo de que isso realmente funciona me ocorreu essa semana. Eu estava pensando no porquê de todo final de ano eu me sentir tão cansada e quando chega em Janeiro, eu me sinto com energia renovada e com total força para ir atrás dos meus sonhos. É tudo apenas pela forma que nosso cérebro ver o ano como algo com começo e fim e um chance de recomeço. Quando na verdade, podemos ter um recomeço todo dia ou todo minuto. A contagem do tempo é uma criação nossa e isso influencia a mente. Isso mostra que podemos mudar a forma que nossa mente vê a vida a qualquer momento. Ser uma pessoa positiva não significa que tudo vai dá certo, mas que sabemos que podemos continuar tentando até alcançarmos o sucesso e que podemos aprender com nossas falhas e erros. Também significa saber perdoar a si mesmo. Não seja tão duro com você!!! Se rodear de pessoas positivas também contribui bastante. Vá encontrar sua tribo, seja online ou offline!

12 - Aprenda sobre o estilo de vida minimalista: Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de ansiedade. Talvez seja por causa do nosso estilo de vida moderno, estresse, mídias sociais ou capitalismo. Eu não sei. Mas tudo isso me fez pensar que ter um estilo de vida mais simples e minimalista, sem excesso de consumo e gastos, e dedicando meu tempo para as coisas que realmente importam na minha vida, me fariam mais feliz.

"Ter menos coisas também significa menos estresse e mais alegria." Via @ByAndreaB_ - Clique para twittar

13 - Tente atividades criativas: Tente algo criativo como pintura, desenho, atividades faça você mesmo, ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Ser criativo libera importantes mensagens para o cérebro que faz você se sentir bem.

14 - Tenha uma rotina: Uma rotina é extremamente importante quando você tem depressão ou ansiedade. Ela te previne de pensar muito e também te dá um senso de controle e segurança. Mas se certifique de incluir pequenos intervalos para se exercitar, comer, assistir seu programa favorito, passear com seu cachorro, ou qualquer outra coisa que alimente sua alma e relaxe sua mente.

15 - Escute um podcast ou leia uma frase ou um livro que sejam inspiradores: Escutar ou ler mensagens positivas tem o poder de nos motivar e inspirar, além de aumentar nosso humor, energia e confiança. O melhor horário para isso é pela manhã, depois de acordar, durante ou logo após o café da manhã.

16 - Limite o tempo que você gasta nas redes sociais: Mídias sociais podem ser excelentes para socializar, manter contato com amigos e família, ou para conhecer pessoas ao redor do mundo. Também é muito importante para quem trabalha com a internet e tem um negócio online. Mas elas podem ter uma carga negativa muito grande. Então é bom tentar tirar "pequenas férias" tipo um dia ou uma semana inteira sem acessar e também controlar seu acesso diário.

17 - Faça algo que você ama: Faça algo que alimente sua alma e te deixa feliz!!!!

18 - Relaxe em casa com a família e os amigos: Ter o apoio da família e amigos é muito importante, tão quanto reservar sempre um tempinho para relaxar com eles.

Claro que mesmo seguindo esses passos, sua ansiedade ainda vai estar lá a espera de um momento de fraqueza. É como viver um dia de cada vez. Mas pode acreditar, ter um estilo de vida saudável ajuda bastante a reduzi-la. Espero que goste das minhas dicas e que possas testar algumas. Você sofre de ansiedade ou tem algum amigo com esse problema? Me conta nos comentários! :)

Te vejo no próximo post!

xoxo,
Andrea

Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest | Youtube | Bloglovin

No comments